segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EXTINÇÃO

Lista do IBAMA de animais ameaçados de extinção


Clique aqui para visualizar a lista.

O triste fim de espécies de rara beleza no Brasil, além da importância na cadeia ecológica, infelizmente se mostra uma realidade já em proporções assustadoras. São lagartos, felinos, insetos e aves que tendem a desaparecer da história do planeta Terra, e ficarão apenas nos registros científicos, como ilustrações em livros do que já foi a exuberância da fauna brasileira e mundial.

A insensatez dos processos de desenvolvimento que não respeitam a vida será o principal motivo para o empobrecimento da antes riquíssima fauna do país. Cada árvore derrubada, cada metro cúbico de água potável desperdiçada, cada quilômetro novo de asfalto, quando realizados sem pesquisa e respeito à lei são fatais para os habitantes das matas e rios, etc.

Hoje é comum animais silvestres aparecerem em áreas urbanas, fugindo do desmatamento e da caça predatória. O brasileiro cidadão deve, no mínimo, contatar as autoridades para o resgate dos animais, além de denunciar aqueles que os maltratam, aprisionam ou matam.

É importante a participação de todos, os órgãos governamentais especializados devem ser fiscalizados pela população, que deve exigir o cumprimento de suas tarefas. É importante lembrar que os animais e toda a natureza existem para o próprio bem do planeta, pelo bem da humanidade. Argumentar em favor do progresso sem levar em consideração a necessidade de protegê-los é vestir o chapéu da ignorância e do embrutecimento.

IBAMA Disque Denúncia - Linha Verde (24hs): 0800 61 80 80
Disque Meio Ambiente: 0800 11 35 60
www.ibama.gov.br


Por Maricy Ferrazzo




Imagens respectivamente: (Preguiça de Coleira) InfoEscola; (Tartaruga Oliva) G1; (Gato do Mato) Agir Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário