segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CRIME AMBIENTAL

Crime contra tartarugas na Costa Rica


Como se já não bastasse a espécie estar ameaçada de extinção e o flagelo do aquecimento global - que com o aumento do nível dos oceanos diminui a cada dia as faixas de areia das praias - a reprodução da Tartaruga Gigante está sendo cruelmente impedida por moradores das proximidades de Playa Junquillal, na cidade de Playa Grande, na Costa Rica.

Mesmo havendo lei que proíba, essas pessoas deixam a praia levando grandes sacos repletos de ovos do animal, repletos de vidas interrompidas. O objetivo desse crime seria porque na região há quem aprecie o ovo de tartaruga como alimento, dando continuidade uma tradição que não pode mais ser mantida frente aos direitos dos animais.

É terrível saber que com tantas outras opções de alimentos ainda há quem selecione de um menu escuso o tolhimento da vida de um animal.

Arrancar da natureza o que seriam as futuras pequenas tartarugas em seu rumo para o mar é impiedoso e cruel. Além de mortas pela pesca predatória e ilegal, as tartarugas agora também estão sendo impedidas de procriar. Se tal crime continuar, a espécie pode diminuir exponencialmente e em pouco tempo acabar.

Leia mais sobre o assunto no site da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) ou no artigo original publicado pelo The New York Times.



Por Maricy Ferrazzo

Foto: Ruth Fremson/The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário