quinta-feira, 18 de março de 2010

DIREITO DOS ANIMAIS


Um avanço e uma esperança


Foi aprovado ontem (17), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), o projeto de lei que proíbe o extermínio de animais errantes e institui o processo de castração como forma de controlar o número de animais nas ruas. Agora o PL seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) antes de chegar ao Plenário para aprovação final.

A esterilização cirúrgica vai sem dúvida humanizar a forma como a sociedade vem lidando com a questão dos animais abandonados. O termo "animal de rua" já é um exemplo de como a política anterior dsconsiderava os direitos desses seres, afinal de contas, o animal só se torna "de rua" porque alguém o abandonou.

Com a castração, o número de seres expostos a todos os tipos de intempéries e sofrimentos será diminuido, sem que haja a necessidade de condenar à morte todos os que não tiveram a sorte de serem adotados.

Finalmente surge no Brasil essa postura de responsabilidade, especialmente depois de ter havido tantas demúncias de ONG's e voluntários sobre os métodos de sacrifício utilizados que, na falta da injeção letal, estavam sendo choques elétricos e câmaras de gás.

Falta agora apenas esperar as próximas votações.
Os animais agradecem.


Por Maricy Ferrazzo


Adoção continua importante

O número de animais que nascem a cada dia nas ruas ou em condições em que acabarão morando nelas é muito grande. Por isso, quem estiver pensando em ter um bichinho deve considerar esses milhões de gatos e cachorros sem família. Existem associações e ong's que resgatam animais e os encaminham para adoção. Nos próprios sites são inúmeras as histórias de como cada um foi resgatado (às vezes em condições lastimáveis), tratados pelos voluntários e entregues às famílias. Adotar um bichinho é, sem dúvida, um ato de cidadania. Veja abaixo os links para quem procura um amigo:

Associação Animais de Rua - http://www.animaisderua.org/
.htm





Fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário