segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE ESPERANÇA


Dias atrás grande parte do Brasil se chocou com a divulgação de um vídeo onde uma mulher agrediu até a morte um pequeno cachorro da raça yorkshire. Tal acontecimento fere demais aqueles que têm amor pelos animais, e também fere aqueles que lutam diariamente para acreditar na raça humana. É inevitável achar que tudo está perdido, que não haverá futuro para a vida em nosso planeta.

Hoje, com 7 bilhões de seres humanos, é de se duvidar até quando a presença de nossa própria espécie permitirá a existência e perpetuação de todas as outras.
Contudo, toda a repercussão nas redes sociais de pessoas indignadas com o biocídio praticado pela enfermeira de Formosa (GO) acaba trazendo uma certa esperança, ainda há quem queira proteger os direitos dos animais, ainda existem seres verdadeiramente 'humanos'.

Acontece que, por iniciativa de uma vizinha, nosso país pode conhecer "um" caso de maus tratos, tortura e morte de animais, mas e quanto aos outros, milhares de outros?


Infelizmente, todos os dias animais sofrem, direta ou indiretamente, pela ação do homem. Quando não são espancados por puro sadismo, são vítimas da poluição, do desmatamento, de cercas elétricas, entre outros.

Gostaria de pedir a todos que porventura venham a ler este blog para que exerçam seu poder de mudar o mundo para um lugar melhor: denunciem, auxiliem no resgate, assinem petições, reclamem para autoridades municipais, estaduais, federais, cobrem trabalho dos órgãos responsáveis pela proteção da fauna e da flora, organizem associações de moradores ou de amigos para ações positivas, procurem fazer amizade com pessoas que carregam esses mesmos princípios em relação à natureza.


Somos 7 bilhões, se cada um de nós puder salvar 1 árvore, 1 animal, e der 1 assinatura, o que não podemos fazer?


Um feliz Natal a todos e um Ano Novo de esperança em relação à VIDA!



Sugestões de ações positivas:


- Empreste sua voz para discordar do novo Código Florestal que irá anistiar desmatadores e aumentar ainda mais a depredação das florestas: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Codigo-Florestal-veta-Dilma1/

- Neste verão muito quente, às vezes com dias áridos, procure dar água aos animais de rua que não têm quem cuide deles. Sem água poderão morrer!

- Denuncie maus tratos ou a matança de animais - veja a página da ARCA BRASIL repleta de números de telefone para denúncia de cada estado: http://www.arcabrasil.org.br/animais/caes_e_gatos/maustratos.htm


- Se acontecer de se deparar com alguma espécie silvestre ou exótica que haja se distanciado de seu habitat ou que o tenha perdido para o desmatamento, contate o IBAMA: http://www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm

- Se presenciar uma emergência ambiental, como vazamento de líquidos tóxicos, incêndios, entre outros, comunique o IBAMA neste link: http://www.ibama.gov.br/servicos/comunicando-um-acidente


- Se quiser fazer uma doação para ajudar a natureza, considere uma das ONG's que fazem lindos trabalhos em defesa da flora e fauna em nosso país, ou você pode custear a castração de algum animal de rua, evitando que novas ninhadas sofram a fome e as doenças;

- Adote um animal - se você tiver tempo e condição de lhe dar carinho e proteção, há novamente inúmeras ONG's que encaminham os bichinhos. Mas não se esqueça da responsabilidade, o pet será um novo integrante da família!


- Recuse produtos de pele animal, maquiagem de empresas que praticam a cruel vivissecção ou testes em animais mantidos a vida toda em laboratórios - essas práticas já podem ser substituídas e mesmo assim continuam acontecendo, podendo ser denunciadas também - veja o site do PETA e conheça as empresas que não são ecologicamente corretas;

- Por fim, devemos nos rebelar contra qualquer demonstração de desprezo ou repúdio à causa ambiental. Vamos nos lembrar sempre do artigo 225 da nossa Constituição Federal que atribui a responsabilidade pelo meio ambiente a todas as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário