quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CRIME AMBIENTAL

Caça a baleia continua - ONG's brasileiras fazem apelo


A caça a baleia continua a despeito de todas as proibições conseguidas por meio da moratória internacional imposta em 1986 por uma das comissões reguladoras da atividade, com o intuito de recuperar a reprodução das baleias de forma que a caça pudesse voltar a ser realizada dentro de alguns anos.

No entanto, além dessa moratória estar sendo constantemente desrespeitada, a demanda do consumo de nosso atual sistema econômico acabaria por dizimar a existência dos animais. Entre os países que realizam a caça a baleia estão o Japão, que anualmente é responsável pela morte de cerca de mil animais, Islândia, Indonésia, Noruega, Rússia e Estados Unidos.

As espécies de baleia vêm declinando assustadoramente, junto a outras espécies marinhas, como leões-marinhos (80% perecidos nos últimos 30 anos), focas e golfinhos. Navios baleeiros abatem os animais aproveitando a dúbia concessão à caça científica, mas os números desmentem tal pretensão. Até onde se tem conhecimento, mais de 1400 baleias são mortas a cada ano, e das 13 espécies existentes, sete estão ameaçadas de extinção!

Num pedido de ajuda urgente, 31 ONG’s brasileiras enviaram um pedido oficial ao representante brasileiro na Comissão Internacional da Baleia (CIB), o diplomata Fábio Vaz Pitaluga, para que haja ações efetivas contra a matança das baleias na Antártida, realizada hoje até mesmo numa área que em 1994 havia sido designada como Santuário Antártico das Baleias.

Entre as organizações que assinam o pedido está o Greenpeace. Leia a carta na íntegra no site do Greenpeace Brasil.

Além do aquecimento global e da caça predatória, as baleias estão perdendo a vontade de viver. O cientista francês, Yves Paccalet, observou essa reação dos animais durante as expedições feitas junto ao explorador marinho Jacques Cousteau. Os motivos seriam dois: Primeiramente, a escassez entre as espécies e a maior dificuldade de se encontrar parceiros para reprodução. E uma espécie de esgotamento psicológico por parte das baleias, cansadas de travar uma luta por sobrevivência contra a humanidade.

Que humanidade?


Por Maricy Ferrazzo



Visite esta página - http://climatechange.thinkaboutit.eu/think2/post/950_whales_and_dolphins_killed-_ok_in_the_denish_traditions/

Fontes: Greenpeace e dailymail.co.uk
Imagens: feww.wordpress.com e climatechange.thinkaboutit.eu

Um comentário:

  1. Quem crê no evolucionismo, facilmente reconhece que nossa origem partiu do oceano. As baleias são seres ancestrais...

    ResponderExcluir